Deixe um comentário

BBC HD estreia ‘Monstros Voadores’ 3D, série sobre dinossauros, nesse sábado, no Brasil

Histórias sobre dinossauros prendem a atenção de adultos e crianças, cada um encantado, de sua maneira, com os répteis gigantes jamais vistos de perto. Quem não passou a infância quase sem piscar, em frente a TV, ao acompanhar Jurassic Park, de Steven Spielberg? Mas, o que a gente te conta abaixo, não é apenas ficção científica.

Há 220 milhões de anos, enquanto os dinossauros começavam a dominar a Terra, um grupo de répteis denominados pterossauros davam um salto extraordinário e começavam a dominar os céus. Estes foram os primeiros animais vertebrados a voar, muitos antes dos pássaros mas… Por que começaram a voar? Como isso aconteceu? Como desapareceram? A resposta  dessas e de outras perguntas e a história de como essas criaturas dominaram os céus promete ser mais fantástica do que qualquer ficção, inclusive.

Resposta, aliás, que você acompanha a partir de amanhã, sábado, no canal BBC HD Brasil, quando o programaMonstros Voadores HD estreia no país.

“Esta experiência épica mostra o que é BBC HD, trazendo o melhor conteúdo com a melhor qualidade e nos formatos mais inovadores”, afirma Gareth Williams, vice-presidente de programação da BBC Worldwide Channels na América Latina e Hispânicos dos Estados Unidos.

David Attenborough é o apresentador e escritor da série. Ele tem em seu currículo os principais prêmios da televisão, dentre eles o da Academia Britânica e diversos Emmys. David se prepara para mostrar ao mundo a incrível história dos enigmáticos pterossauros que chegavam a 40 pés de envergadura, algo como um avião a jato moderno. Pela primeira vez, essa história pode ser contada e a evolução do voo de animais de grande porte será desvendada.

A série utilizou tecnologias 3D e  CGI (imagens geradas por computador, a mesma tecnologia utilizada em Avatar), pois, como se trata de criaturas extintas, era necessária a captura de imagens que não existem. Por isso, essas tecnologias foram utilizadas juntamente com fotografias de evidências físicas de pterossauros nos céus do Reino Unido, na França, Alemanha, e nos Estados Unidos.

Ficou curioso? Não tem problema! Abaixo você confere algumas das criaturas que aparecerão no decorrer da série:

DIMORFODONTE (Período triássico – há 200 milhões de anos)

Envergadura: 1.2 m
Comprimento do crânio: grande e volumoso 22 cm

O Dimorfodonte é o pterossauro mais antigo conhecido com fóssil completo e acredita-se que se alimentava de insetos que viviam em florestas ou penhascos. Além disso, tinha baixa capacidade para voar.

DARWINOPTERUS (Período jurássico – há 160 milhões de anos)

Envergadura: 0.7 – 1.0 m
Comprimento do crânio: 0.14 – 0.19 m

O Darwinopterus era um predador aéreo e também o elo perdido entre os antigos pterossáurios pequenos e os modernos gigantes que podiam caminhar. Ele ainda tinha uma cabeça incrivelmente avançada, o que poderia ter significado que podia comer presas maiores do que os insetos.

TAPEJARA (Período cretáceo – há 115 milhões de anos)

Comprimento do crânio: aproximadamente 44 cm
Altura do crânio: 86.6 cm
Envergadura: 3-4 m

O Tapejara poderia manipular seu corpo para ter uma configuração semelhante aos windsurfes mais rápidos modernos.

QUETZALCOATLUS (Período cretáceo – há 71 milhões de anos)

Envergadura: 10-12 m
Peso: 250 kg
Altura: de pé, teria sido da altura de uma girafa.
Bico: 2.5 m de comprimento

O maior animal que alguma vez voou, seu enorme bico sem dentes permitia-lhe comer pequenos animais inteiros e, no ar, viajava em velocidades de até 80 mph (128 km/h).

Monstros Voadores 3D é uma produção de Atlantic Production com Sky 3D em associação com Serengeti Entertainment e National Geographic Cinema Ventures. Escrito e apresentado por David Attenborough e produzido por Anthony Geffen.

Depois dessa “pequena grande amostra”, achou que vale a pena conferir o programa? Então, anota aí.  A atração estreia na BBC HD neste sábado, dia 17 de novembro, às 20h, em HD no canal 531 e em 3D no Now da Net.

Com informações da Assessoria de Imprensa da BBC HD.

TeleSéries UOL

Sobre Matheus Torrezan

Matheus Torrezan é estudante de jornalismo, 20 anos, em 2015 virou parceiro do youtube, escreveu para o Jornal Matéria Prima, social mídia e estagiário de produção na TV Unicesumar.

COMENTÁRIOS

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: